Manutenção e Limpeza do Ar Condicionado Split

E quando a questão é manter o Split em funcionamento perfeito e aproveitar toda sua vida-útil, uma manutenção perfeita é a primeira coisa a se fazer. Um cuidado que pode ser feito tanto pelo morador da casa quanto por especialistas, pois tanto a limpeza do dia-a-dia, quanto alguns detalhes mais profundos, são o primeiro passo para ter sempre o clima desejado.

Primeiros passos para Manutenção do Ar Condicionado Split

manutenção e limpeza ar condicionado splitA primeira coisa a se fazer é manter os filtros sempre limpos, com isso não só mantendo o ar mais puro, como ainda não forçando o motor do ar-condicionado. É interessante que o filtro seja retirado e lavado uma vez por mês, sem esquecer de secá-lo bem antes de coloca-lo de volta do aparelho. Uma ação fácil e que pode ser feita por qualquer um, principalmente, pois a grande maioria dos aparelhos traz um esquema de como ser feita essa limpeza na própria tampa do ar-condicionado.

Toda parte interna do evaporador ainda pode ser limpa com um pano seco, um espanador ou até um aspirador, caso a sujeira se acumule demais. Em caso de aparelhos que contem com carvão ativador ou filtro Hepa, é interessante que eles sejam trocados dentro de um período de quatro a cinco meses.

Já o condensador, tanto por se tratar de um maquinário um tanto quanto mais complicado quanto por, geralmente, se encontrar fora do prédio (casa ou escritório), muitas vezes em alturas perigosas, o melhor mesmo é contratar um profissional. A média de mão-de-obra no mercado fica em R$150,00, sendo que os produtos especiais podem chegar a até R$180,00.

Resumindo, para ter o clima gostoso, independente do calor do lado de fora, é preciso escolher bem o seu Split e ter uma série de cuidados que garantam todo conforto.