Medindo o BTU de um Ar Condicionado Split

O British Thermal Unit, ou BTU, é uma unidade de medição de potência que ajuda a padronizar todos os aparelhos pelo mundo. Um ponto de partida que servia para os ar-condicionados do Brasil e hoje continua sendo usado nos splits. Principalmente, pois antes de comprar é extremamente importante saber o que seu ambiente realmente “quer”.

Como Medir o BTU do seu Ar Condicionado ?

É lógico que o melhor jeito de conseguir uma conclusão precisa é sempre contratar um profissional, que na maioria das vezes é até fornecido pelas lojas, mas como, muitas vezes, saber a potência de seu aparelho é o primeiro passo do orçamento, pode ser que seja preciso descobrir quantos BTUs sua sala necessita, antes mesmo de ver qualquer preço.

Ainda que muitos sites facilitem esse cálculo por meio de programas e aplicativos, a conta não é muito complicada. Primeiro, é só multiplicar 800 BTUs por m², o que, sem dúvida, dará um caminho a ser seguido. Mas lógico, se fosse só isso não seriam necessários profissionais e aplicativos.

Para cada ambiente é preciso ter uma medida em BTU

O próximo passo é entender que cada sala precisa ser estudada de modo único. Tapetes, carpetes e o tipo do chão, cortinas, forramento no teto, tudo pode influenciar a potência certa a ser escolhida. Até a quantidade de pessoas que estarão normalmente naquela sala ou quarto precisam ser levadas em conta, assim como a quantidade de sol que bate no lugar durante o dia e demais pequenos detalhes, como janelas, pilastras e cantos. Tudo mesmo.

Ar condicionado Split instalado na Sala

Mas ainda assim há como chegar a uma conclusão de modo simples, somando àquele resultado dos 800 BTUs por m² mais (em torno de) 600 BTUs por pessoa e a mesma quantia por aparelhos eletroeletrônicos (já que produzem calor). No final é só “arredondar para cima” e pronto, você vai estar bem perto de comprar o ar-condicionado correto para seu ambiente. Pelo menos em termos de potência.